POSTADO EM 29/03/2023 EM Economia
MEI - Veja quais são as ocupações adicionadas em 2023

O Brasil possui em torno de 14 milhões de Microempreendedores Individuais (MEIs) ativos. Segundo dados do Ministério da Economia, eles são responsáveis por 57,6% dos negócios em funcionamento no país, além de representar 74,7% das empresas abertas no último quadrimestre de 2022.

Mas o que é MEI?

MEI foi criado em 2009 para tirar da informalidade profissionais autônomos e pequenos empreendedores. É um tipo de empresa simples e que se ajusta muito bem às necessidades de quem atua de forma autônoma. Ao se formalizar como MEI, o empreendedor passa a ter um CNPJ próprio, a possibilidade de emitir notas fiscais e de ter acesso aos benefícios da Previdência Social, ou seja um modelo empresarial simplificado, com limite de faturamento anual de R$ 81 mil, criado para facilitar a formalização de pessoas que trabalham de maneira autônoma.

Desde que o regime MEI foi criado, diversas mudanças aconteceram na lista de atividades permitidas. Algumas foram incluídas, outras ocupações precisaram deixar esse modelo de empresa e seguir um novo formato.

Segue algumas atividades adicionadas à lista de ocupações permitidas e adicionadas à lista do CNAE MEI em 2023:

·         Adestrador(a) de animais independente;

·         Apicultor(a) independente;

·         Banhista de animais domésticos independente;

·         Comerciante de peças e acessórios novos para motocicletas e motononetas independente;

·         Comerciante de peças e acessórios usados para motocicletas e motononetas independente;

·         Confeiteiro(a) independente;

·         Cuidador(a) de animais (pet sitter) independente;

·         Diarista independente;

·         Editor(a) de jornais diários independente;

·         Editor(a) de jornais não diários independente;

·         Esteticista de animais domésticos independente;

·         Instalador(a) e reparador de cofres, trancas e travas de segurança independente;

·         Locador(a) de motocicleta, sem condutor, independente;

·         Motorista (por aplicativo ou não) independente;

·         Piscineiro(a) independente;

·         Prestador (a) de serviços de colheita sob contrato de empreitada independente;

·         Prestador (a) de serviços de poda sob contrato de empreitada independente;

·         Prestador (a) de serviços de preparação de terrenos sob contrato de empreitada independente;

·         Prestador (a) de serviços de roçagem, destocamento, lavração, gradagem e sulcamento sob contrato de empreitada independente;

·         Prestador (a) de serviços de semeadura sob contrato de empreitada independente;

·         Proprietário(a) de bar e congêneres, com entretenimento, independente;

·         Proprietário(a) de bar e congêneres, sem entretenimento, independente;

·         Tosador(a) de animais domésticos independente;

·         Transportador(a) intermunicipal coletivo de passageiros sob frete em região metropolitana independente;

·         Transportador(a) intermunicipal e interestadual de travessia por navegação fluvial independente;

·         Viveirista independente.

Se sua atividade continua permitida e o seu negócio se enquadra como MEI, vale lembrar da importância de manter o pagamento do DAS MEI com pontualidade, até o dia 20 de cada mês, e de manter as contas em ordem.

Para maiores informações, os cidadãos novo gamenses que tem interesse em ser MEI ou sanar dúvidas, pode procurar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, localizada próximo à feira do produtor rural.