NOVO GAMA - GO

ACESSO À INFORMAÇÃO

POSTADO EM 26/03/2023 EM Defesa da Mulher e da Diversidade Social
Governo de Novo Gama cria Sala Lilás para acolher mulheres vítimas de violência 

O espaço funcionará de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h 

  

A Prefeitura de Novo Gama, por meio da Secretaria de Defesa da Mulher e Diversidade Social, inaugurará a ‘Sala Lilás, na próxima quinta-feira (30), às 15h, no Prédio do Cadastro Único. O local funcionará de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, na sede da Secretaria. 

  

Em média, são atendidas por mês cerca de 30 mulheres nas sessões de psicoterapia. De acordo com a secretária da pasta, Jucelia Santos, o projeto visa acolher as mulheres em situação de violência e oferecer apoio psicológico e jurídico às vítimas, por meio de uma equipe multiprofissional. 

 

“A Sala Lilás é um espaço criado para prestar atendimento especializado e humanizado às mulheres vítimas de violência física e sexual. É um ambiente acolhedor onde a mulher, que chega fragilizada, possa ser acolhida e receba apoio”. 

 

A iniciativa é uma adesão ao Pacto Goiano Pelo Fim da Violência Contra a Mulher - instituído em 2019, o programa elabora diversas ações, que devem ser adotadas pelos municípios participantes, voltadas à diminuição dos índices de feminicídio no Estado.  

 

“Mais do que paredes pintadas nesta cor, o local sinaliza um cuidado ampliado; psicólogos e assistentes sociais fazem o acolhimento e dão orientações sobre como acessar serviços jurídicos e de saúde”, finalizou a secretária. 

 

No local, também foi implantada a brinquedoteca, que surgiu pela necessidade de entreter as crianças e garantir um ambiente apropriado enquanto esperam pelos familiares. 

COMPARTILHAR ESSA NOTÍCIA