POSTADO EM 13/01/2023 EM Desenvolvimento Econômico
IBGE lança o ‘Disque Censo’ para facilitar a coleta de dados

O órgão disponibilizou o número 137 para realizar o agendamento das entrevistas

Desde agosto, a coleta do Censo 2022 está em campo, com objetivo de realizar visitas em todos os domicílios brasileiros. Um dos problemas enfrentados pelas equipes de recenseadores é o baixo número de respostas ao questionário; isso se dá pela ausência dos moradores durante as visitas domiciliares.

Pensando em resolver essa questão, o IBGE lançou o projeto ‘Disque Censo 137’. O morador que não tiver respondido o questionário, pode ligar para o 137 e agendar o recenseamento para o melhor dia e horário que preferir. A ligação é gratuita, e pode ser realizada todos os dias, das 08h às 21h30.

Por que é importante responder a pesquisa?

O IBGE trabalha com levantamento de dados; desse modo, realiza pesquisas para entender o crescimento populacional e as características de cada região. A partir das informações coletadas, é possível saber quais são as necessidades individuais dos municípios e, também, traçar um perfil sociodemográfico.

Recentemente, o órgão divulgou uma prévia sobre o Censo demográfico 2022 e, no documento, consta que Novo Gama tem 97 mil habitantes. O repasse das estatísticas é necessário para realizar os cálculos do Fundo de Participação dos Municípios, fonte de recursos das prefeituras.

De acordo com o Prefeito Carlinhos do Mangão, a estimativa divulgada demonstra um número inferior ao esperado, por esse motivo, o gestor municipal teme a perda na arrecadação do FPM.

“Nós estávamos com a expectativa de aumentar o valor do FPM, tendo em vista que a população tem aumentado. Novo Gama, hoje, tem aproximadamente 150 a 160 mil habitantes, os dados do IBGE caíram de 119 para 97 mil”, comentou.

Por esse motivo, o líder do executivo ressalta a importância de colaborar com os recenseadores e responder o questionário. Atualmente, o IBGE disponibiliza ao cidadão três opções para participar da pesquisa – presencial, por telefone ou pela internet.

Segundo o órgão, ao receber a visita de um agente, o morador poderá optar pelo autopreenchimento via internet ou telefone. Em seguida, será gerado um tíquete eletrônico para que a pessoa responda ao questionário em até sete dias.

Para mais informações ligue: 137, 0800 721 8181, ou acesse: o site do IBGE.