POSTADO EM 25/10/2022 EM Defesa da Mulher e da Diversidade Social
Câmara de Vereadores de Novo Gama realiza audiência pública voltada à campanha ‘Outubro Rosa’

A audiência aconteceu às 9h, na sede da Câmara Municipal

Para encerrar o mês com ações de conscientização sobre a prevenção contra o câncer de mama, a Câmara Municipal de Vereadores realizou, nesta terça-feira (25), audiência pública para debater o tema com autoridades políticas e a comunidade. O evento contou com palestras, café da manhã, entrega de lembrancinhas e realização de testes rápidos (Sífilis, HIV, Hepatite B e C).

Durante a audiência, a Presidente da Câmara, Cléia Cardoso, afirmou o comprometimento da casa com a campanha de conscientização e ressaltou a importância de apoiá-la.

“Na condição de autoridade e de mulher, venho destacar que estamos no mês da campanha ‘Outubro Rosa’, um movimento ligado à saúde feminina. A Câmara Municipal declara seu apoio incondicional aos movimentos de empenho à saúde da mulher. A prevenção é a melhor maneira de levar uma vida cor de rosa!”.

A Secretária de Defesa da Mulher e da Diversidade Social, Jucelia Santos, parabenizou a câmara e agradeceu o apoio da gestão por atuar de forma conjunta por meio de ações para conscientizar a população do município.

“É um prazer para a Secretaria estar nesse evento. Não é um mês para comemorar, mas para se pensar em ações e cuidados. Parabenizo a câmara por essa atitude e agradeço a todos os envolvidos por esse mês de conscientização. Estamos aqui para apoiar e ouvir a comunidade”.

A audiência contou, também, com o relato de duas mulheres que enfrentaram o câncer recentemente. A Fabiana Gravata contou a própria experiência em relação ao câncer e deixou uma mensagem às mulheres.

“Descobri um câncer agressivo quando peguei covid e fui submetida a três cirurgias. Aconselho que vocês estejam sempre atentas, pois se trata de uma doença silenciosa, precisamos fazer um acompanhamento semestral e não ficar cômodas quanto a isso. Hoje, venci o câncer e estou cheia de saúde. Então deixo essa mensagem: Se previna, faça educação física e se cuide! Venci o câncer e qualquer uma de vocês pode vencer qualquer barreira”.

Ao fim do evento, foram entregues homenagens para Claudia Gouveia e Fabiana Gravata, pela força e persistência durante o tratamento do câncer, e pelo comparecimento à audiência a fim de compartilhar a importância da prevenção e do cuidado com a saúde da mulher.

Estavam presentes, o prefeito, Carlinhos do Mangão, o vice-prefeito Akalanto, a secretária de Promoção Social, Joscilene Martins, o secretário de Saúde, Júlio Pereira, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cleiton Lúcio; os vereadores Pacífico, Willian Faleiro, Marcos Oliveira, Berg Rodrigues e Paulo Jordão, a comandante da Guarda Municipal, Gleicy Kelly e a comunidade.