NOVO GAMA - GO

ACESSO À INFORMAÇÃO

POSTADO EM 15/08/2022 EM Desenvolvimento Econômico
IBGE dá início ao treinamento da segunda turma de recenseadores, em Novo Gama

A capacitação acontecerá até sexta-feira, no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Econômico

 

Nesta segunda-feira (15), aconteceu o primeiro dia de treinamento dos recenseadores complementares, com objetivo de capacitar os profissionais na realização de entrevistas para o Censo Demográfico 2022. Os encontros acontecerão entre os dias 15 e 19 de agosto, nos horários de 08h às 12h e 13h às 17h, no espaço da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, em Novo Gama.

 

A coleta do Censo Demográfico terá duração de três meses - agosto a outubro – e, durante esse período, serão visitados mais de 75 milhões de domicílios em todo o País. Segundo com o Coordenador Censitário, Lauro Rodrigues, o Censo é realizado a cada dez anos e visa mapear a realidade dos municípios brasileiros.

 

“Essa pesquisa do Censo Demográfico, é uma pesquisa, à princípio, de contagem populacional, mas também investiga as características socioeconômicas da população: escolaridade, trabalho, cor/raça, e outras questões; que dura, em média, 15 minutos”.

 

De acordo com o IBGE, o Censo Demográfico é a única pesquisa que vai a todos os domicílios do país e reflete a realidade brasileira com amplitude e precisão. Os resultados contribuem para tomadas de decisão por parte do governo sobre serviços básicos à população; como números de postos de saúde, escola, emprego, entre outros, além de também poder subsidiar os investimentos da iniciativa privada.

 

Para a recenseadora complementar, Andréia da Silva, apesar de ainda ser o primeiro dia de treinamento, já tem aprendido muito com a capacitação. “Temos essa semana toda e creio que na próxima semana já começaremos a atuar em campo, realizando as pesquisas. Nos deram todos os materiais e estamos aprendendo tudo no treinamento. As vezes encontramos a dificuldade de o morador não querer atender, mas estamos sendo orientados sobre como nos comportar a cada atendimento”.

 

O morador poderá responder ao questionário de três formas diferentes: durante a visita do recenseador diretamente no domicílio, pela internet e por telefone. Todas as informações são confidenciais e protegidas por sigilo. O morador pode confirmar a identidade do recenseador por meio do número 0800 721 8181, ou pelo site Respondendo do IBGE.

 

O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Cleiton Lúcio, ressalta a importância de receber os recenseadores e explica que os serviços públicos podem ser melhorados por meio dos questionários. “É através dos dados coletados que atualizaremos o número exato da população; com isso, podemos buscar recursos e verbas do governo federal e estadual para atender as necessidades dos bairros de Novo Gama”.

 

Por: Eduarda Araújo

COMPARTILHAR ESSA NOTÍCIA