Evento abordará o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação” e terá inscrições abertas até o início da programação
O Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Novo Gama, no Estado de Goiás, abriu inscrições para a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, que será realizada no dia 30 de maio, na Câmara Municipal de Novo Gama, das 7h às 17h. O tema desta edição é “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”.
A Conferência é aberta à participação de toda a comunidade, em especial de pessoas idosas com 60 anos ou mais, representantes da sociedade civil organizada, entidades e empresas que prestam serviços à pessoa idosa, além de servidores da Prefeitura e cidadãos a partir dos 16 anos. As inscrições poderão ser feitas presencialmente no local, das 7h às 8h, durante o credenciamento.
De acordo com o presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Beneilton Souza, o evento representa um espaço democrático de escuta e construção coletiva.
“A Conferência Municipal é a oportunidade que a população tem para influenciar e opinar sobre a construção de uma sociedade mais justa, respeitosa e humana para a população idosa de Novo Gama. A participação é livre e fundamental para garantir o protagonismo de todos os cidadãos e cidadãs”, afirma.
As Conferências Municipais, Estaduais e Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa têm como objetivos principais:
- Promover a participação social na formulação de políticas públicas voltadas ao envelhecimento digno e saudável;
- Identificar os desafios do envelhecimento plural no país, tanto na legislação quanto nas práticas sociais;
- Propor ações de equidade para fortalecer os direitos e a cidadania das pessoas idosas por meio de articulação entre os entes federativos.
A proposta de Regimento Interno da Conferência estará disponível para sugestões de alteração no próprio dia do evento. Os participantes regularmente inscritos terão direito a voz e voto como delegados da conferência.
Além das discussões, o evento também elegerá seis delegados e suplentes que representarão o município na Conferência Estadual, prevista para acontecer em agosto deste ano, com data e local ainda a serem confirmados.
PROGRAMAÇÃO
A conferência será guiada por cinco eixos principais de discussão:
- Financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais;
- Fortalecimento de políticas para a proteção à vida, à saúde e ao cuidado integral da pessoa idosa;
- Prevenção e enfrentamento da violência, abandono social e familiar;
- Participação social, protagonismo e vida comunitária sob a ótica das múltiplas velhices;
- Consolidação e fortalecimento dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política de Estado.
A conferência é organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, em parceria com a Secretaria Municipal de Promoção Social e Cidadania e a Prefeitura municipal de Novo Gama.