POSTADO EM 20/05/2024 EM Segurança Pública
GCM REALIZA PRIMEIRA AULA MAGNA NA CÂMARA DE VEREADORES AOS 30 NOVOS GCMS APROVADOS

Nesta manhã (20), foi realizado na Câmara Municipal de Vereadores de Novo Gama, a Aula Magna – curso de formação, aos 30 novos GCMs aprovados no último concurso municipal. Hoje, a cidade conta com cerca de 170 guardas civis ativos atuando em prédios públicos e prevenção nas ruas, dentre esses oficiais 75 são armados.

Importante reforçar que os guardas civis municipais desempenham um papel crucial na segurança e no bem-estar das comunidades locais. Suas responsabilidades geralmente incluem patrulhar áreas públicas, manter a ordem, prevenir crimes, realizar serviços de trânsito, prestar assistência em situações de emergência e auxiliar as forças de segurança estaduais e nacionais.

Uma das principais vantagens dos guardas civis municipais é sua proximidade com a comunidade. Vale ressaltar que a Lei Federal n° 12.066/2009 instituiu o dia 10 de outubro como o Dia Nacional das Guardas Municipais, instituições responsáveis para, no âmbito dos municípios, zelar pela proteção dos direitos humanos fundamentais, do exercício da cidadania e das liberdades públicas, pela preservação da vida e patrulhamento preventivo.

Mônica Teles, comandante da Guarda Municipal de Novo Gama, reforça a importância da capacitação dos novos agentes públicos. “Hoje iniciaremos o curso para 30 novos GCM, passados agora no último concurso público, o qual vai complementar o nosso grupo de Guardas Municipais. Esse curso será de grande importância para logo proporcionar a população uma segurança ainda maior e estarmos mais presentes em todos os bairros.” diz.